Skip to content

LIBRASOffice é um projeto acadêmico de extensão e pesquisa do LIpE/UFRJ que objetiva auxiliar usuários surdos de computador, que não dominam português, mas LIBRAS, a utilizarem o LibreOffice autônomamente.

License

Notifications You must be signed in to change notification settings

jeliascosta/LIBRASOffice

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

22 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

LIBRASOffice

Este é o repositório oficial do LIBRASOffice, um aplicativo desktop que se propõe a auxiliar um usuário surdo de computador - que geralmente não domina o português (língua escrita), mas sim a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - a utilizar a suíte de escritório LibreOffice, livre e de código aberto, de forma autônoma. LIBRASOffice é um projeto acadêmico idealizado e atualmente desenvolvido no Laboratório de Informática para Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIpE/UFRJ).

Desenvolvedor principal: Jônathan Elias Sousa da Costa, graduando em Engenharia de Computação e Informação na UFRJ.

Organização do Código

Repositório "LASOBack": guarda um clone do repositório core do LibreOffice (LO) que está sendo atualmente utilizado pelo LIBRASOffice (LASO). Em cima do clone são realizadas modificações em alguns módulos do LO, a nível de código-fonte C++, para o bom funcionamento do LASO. Porcuramos manter o branch utilizado sempre atualizado, ou seja, correspondendo a uma das últimas versões estáveis do LibreOffice (p. ex: LO Estável -> ABRIL/2017 -> libreoffice-5-2-7 -> LASOBack).

Repositório "LASOFront": guarda todo o código-fonte Java do LASO que efetivemente implementa a interação visual em LIBRAS com o LibreOffice, utlizando o LASOBack para algumas funções e a API UNO do LibreOffice para outras.

Contato

E-mail do LIpE: lipe@poli.ufrj.br

E-mail do desenvolvedor: jelias@poli.ufrj.br

About

LIBRASOffice é um projeto acadêmico de extensão e pesquisa do LIpE/UFRJ que objetiva auxiliar usuários surdos de computador, que não dominam português, mas LIBRAS, a utilizarem o LibreOffice autônomamente.

Topics

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Packages

No packages published