Skip to content

Trabalho da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores 2

Notifications You must be signed in to change notification settings

GeovanaS/Simulador-Cache

Repository files navigation

Simulador-Cache

Trabalho AOC2 - 20162

Implementação do Simulador

Deverá ser implementado um simulador funcional de caches com dois níveis de cache (L1 e L2), sendo a cache L1 splited (caches separadas para dados e instruções) e a cache L2 unified (uma cache única para dados e instruções), em uma linguagem de programação qualquer e o simulador deverá ser parametrizável (configurações da cache). A cache é endereçada a word e endereço possui 32 bits. A configuração de cache deverá ser repassada por linha de comando é formatada com os seguintes parâmetros (o arquivo de entrada poderá ter extensão):

cache_simulator <nsets_L1i> <bsize_L1i> <assoc_L1i> <nsets_L1d> <bsize_L1d> <assoc_L1d> <nsets_L2>:<bsize_L2>:<assoc_L2> arquivo_de_entrada

Onde cada um destes campos possui o seguinte significado:

 número de conjuntos na cache;

 tamanho do bloco em bytes;

 associatividade;

A política de substituição será sempre randômica. Já a política de escrita deverá ser write-back. A configuração default será de uma cache com mapeamento direto com tamanho de bloco de 4 bytes e com 1024 conjuntos (nas duas caches). O tamanho da cache é dado pelo produto do número de conjuntos na cache (), tamanho do bloco em bytes () e associatividade ().

A saída do simulador será um relatório de estatísticas com o número total de acessos, número total hits e misses (os misses deverão ser classificados em compulsórios, capacidade e conflito), além do hit ratio e miss ratio separados por nível (local miss rate) e também global miss rate. Além disso, deve ter a estatística de número escritas (write) e leituras (read). O programa também deve fornecer o total de write miss por cache.

O arquivo de entrada indica a leitura de um arquivo que será utilizado como entrada para o simulador (armazenado em formato binário) que conterá os endereços requisitados a cache (endereços em 32 bits) – seguido de um valor indicando a leitura ou escrita (leitura =0 e escrita =1) e endereços abaixo de XX serão considerados acessos a memória de dados.

About

Trabalho da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores 2

Topics

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published

Languages