Skip to content

Data analysis of brazilian consumer complaints / Análise de dados a respeito do direito do consumidor brasileiro.

License

Notifications You must be signed in to change notification settings

italojsoliveira/data_analysis_consumer_law

Repository files navigation

Demandas Simples e Repetitivas do Direito do Consumidor

DOI

Trata-se de uma análise e visualização de dados sobre demandas simples e repetitivas do Direito de Consumidor brasileiro, algo que fiz para compor minha tese de doutorado em direito no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A tese completa pode ser encontrada em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35348.

O objetivo deste repositório é garantir a transparência e replicabilidade do estudo, pondo-o à disposição pública e explicando em detalhes os procedimentos.

O repositório também permite a visualização interativa feita com a biblioteca Plotly do Python, através do nbviews no link: https://nbviewer.jupyter.org/github/italojsoliveira/data_analysis_consumer_law/blob/master/data_analysis.ipynb.

Os objetivos do estudo foram:

  • Avaliar a proporção de casos mais simples no total dos processos dos juizados da cidade do Recife (Pernambuco).
  • Identificar as reclamações mais comuns no ano de 2018 feitas aos órgãos de defesa do consumidor no Recife.

Os principais resultados foram:

  • Considerando que o valor da causa está correlacionado à complexidade do processo, os dados mostram que as demandas cujo valor da causa são de até 20 salários mínimos (cerca de R$ 20.000,00) compõem cerca de 85% do total, nos juizados do Recife, ao longo de uma série histórica.
  • Se reduzirmos ainda mais o valor da causa para até 10 salários mínimos (cerca de R$ 10.000,00), encontramos uma proporção pouco superior a 50% do total.
  • Esses dados levam a crer que os processos mais simples são os que mais ocupam o tempo e o esforço do judiciário brasileiro.
  • Identiquei as reclamações mais comuns no ano de 2018 feitas aos órgãos de defesa do consumidor no Recife, apresentando as sete primeiras numa visualização de gráfico em barras.
  • Comparado com outros estudos semelhantes, esses dados sugerem o surgimento de novas reclamações relacionadas às transformações digitais na sociedade, como questões sobre a privacidade dos dados dos consumidores.
  • Como a insatisfação com o SAC não está em primeiro entre as reclamações, isso pode significar que os consumidores optam por não usar o SAC, seja por não o conhecerem, seja por não acreditarem que lhes ajudará a resolver o problema.

About

Data analysis of brazilian consumer complaints / Análise de dados a respeito do direito do consumidor brasileiro.

Topics

Resources

License

Stars

Watchers

Forks

Packages

No packages published