Skip to content

Latest commit

 

History

History
41 lines (25 loc) · 4.32 KB

readme.md

File metadata and controls

41 lines (25 loc) · 4.32 KB

Biografia: Quem foi Alan Turing?

Quem é a peça rara?

O nome deste figura é Alan Mathison Turing, grave bem este nome! Turing foi responsável por grande parte da evolução da ciência computacional, algoritmos, criptografias e muitas outras ciências! Nasceu em Londres, em junho de 1912, e infelizmente faleceu jovem, aos 42 anos, em junho de 1954. Reconhecido por muitos como o “Pai da ciência da computação”.

Mas o que ele fez de importante?

O camarada trabalhou durante a segunda guerra mundial para o governo inglês e foi neste trabalho que viveu seus primeiros grandes feitos. Responsável por solucionar o enigma das mensagens criptografadas pela máquina intitulada “Enigma machine”, criada pelos alemães na primeira guerra mundial e muito utilizada na segunda guerra mundial. Na época, a enigma era considerada uma máquina IMPOSSÍVEL de ser “quebrada”!

Depois SÓ trabalhou no NPL (National Physical Laboratory) onde desenvolveu o projeto do ACE (Automatic Computing Engine) — é importante dizer que foi neste momento da história em que criou os fundamentos dos computadores como conhecemos hoje, aproveito para deixar claro que Alan Turing não inventou o computador mas criou os fundamentos de como os conhecemos hoje, o que tem tanta importância quanto a invenção do computador — mas apesar do projeto, ACE, se provar viável, Turing se sentiu frustrado pelos atrasos no projeto devido aos exagerados cuidados com os “segredos de guerra” e acabou voltando para Cambridge.

Em 1947 voltou para Cambridge para tirar um ano sabático, ao longo deste ano ele SÓ produziu um seminário sobre “Máquinas inteligentes”. O cara estava em um ano sabático trabalhando em novos estudos, é mole?

Entre 1948–1950 o “ferinha” SÓ desenvolveu um programa de xadrez para um computador que ainda nem existia! Enquanto isso, em 1949, foi nomeado vice-diretor do CML (Computing Machine Laboratory), lá trabalhou em um software para um dos primeiros stored-program computers — O Manchester Mark 1. Não parou aí não, também continuou elaborando trabalhos no campo da matemática. O “ferinha” aí criou um teste nomeado de Turing Test com o objetivo de determinar o que pode ser definido ou não por “máquina inteligente”. Basicamente, o Turing Test concluía que uma máquina poderia ser chamada de “inteligente” se não pudéssemos distingui-la de um humano em uma conversa — o recurso CAPTCHA te lembra algo assim?

Em 1952 o Turing tentou implementar seu programa de xadrez na máquina Ferranti Mark 1, mas infelizmente a máquina ainda não estava evoluída o suficiente para o programa de Turing, mas não teve problema não, pois sabe o que ele fez? Simulou o computador executando seu código! Turing sugeriu que as máquinas não deveriam tentar imitar a mente adulta e sim de uma criança e que devêssemos ensina-lo — é exatamente o que fazemos quando codamos!

Em 1952 foi processado por prática de “atos homossexuais” — na época a homossexualidade era considerada crime — Turing aceitou a pena legal de castração química — pena alternativa para a prisão — o que significa que deveria tomar drogas anafrodisíacas para reduzir o libido (a raça humana é nojenta). Infelizmente, 2 anos depois, Turing morreu com um diagnóstico oficial de suicídio, porém existem evidências que apontam para intoxicação acidental.

Reconhecimentos
2009 — O primeiro ministro britânico formalizou uma desculpa pública em nome do governo britânico;
2013 — A Rainha Elizabeth II concedeu a Alan Turing o perdão póstumo;
2017 — Foi aprovada a lei conhecida informalmente como “Alan Turing Law” que promove o perdão retroativo para homens advertidos ou condenados por uma “legislação histórica” que proibia os atos homossexuais;


Quer saber um pouco sobre os feitos de Alan Turing?

Principais Trabalhos de Alan Turing:

Bomba_(cryptography)
Electromechanics
ACE- Automatic_Computing_Engine
Manchester_computers
Morphogenesis