Skip to content

open-geodata/sp_datageo

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

24 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

DataGeo

O DataGeo é o sistema da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) que disponibiliza diversas informações relevantes. Entendo que trata-se do pilar do que é chamado de Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo. No evento MundoGEO Connect, edição de 2014, foi feita uma apresentação que explica melhor a concepção do DataGeo.

O DataGeo é a interface de um Geoserver:


As informações são disponibilizadas, majoritariamente, em formato WMS (Web Map Service), que impossibilita análises espaciais, possibilitando apenas visualizações 💩. Alguns layers estão acessíveis nos formatos editáveis mais usuais, sendo que os dados armazenados nesse repositório são derivados destes formatos.



Objetivo do repositório

Este repositório tem a finalidade de disponibilizar as rotinas empregadas para fazer o download e tratamento dos dados, bem como disponibilizar os dados espaciais de maneira remota, sendo facilmente utilizado em outras aplicações.

  • Download: tentativa de busca dos dados por meio do link dos metadados;
  • Tratamento dos Atributos: deletar colunas desnecessárias, renomear colunas etc;
  • Transformação de Projeção: buscar padronizar a base de dados em EPSG: 4326, tento em vista ser o mais empregado em webmaps;
  • Excluir Lixos: deletar arquivos intermediários, mantendo apenas o arquivo bruto e a versão que utilizo em outros códigos.


Obtendo ID dos layers

A forma de se referenciar aos layers se dá através dos IDs, que são códigos similares a este: B9A45FE3D-C444-4E8D-AE3B-8037D38EF4B3. Para obter esse código basta inspecionar elemento "Metadata".



Consumindo dados do repositório

O link para um determinado arquivo geojson no repositório é apresentado abaixo

https://github.com/michelmetran/geo_SP_DataGeo/blob/master/data/LimiteMunicipal.geojson

A partir disso faz-se necessário alterar github.com por raw.githubusercontent.com e remover o blob/. Com isso é possível ler o arquivo geojson diretamente nos códigos do python usando, por exemplo, a biblioteca geopandas.

import geopandas as gpd

url = 'https://raw.githubusercontent.com/open-geodata/sp_datageo/master/data/LimiteMunicipal.geojson'
gdf_mun = gpd.read_file(url)

Monitoramento Água Subterrânea Poço Tubular

http://datageo.ambiente.sp.gov.br/serviceTranslator/rest/getXml/Geoserver_Publico/MonitoramentoAguaSubterraneaPocoTubular/1435155782463/wms http://datageo.ambiente.sp.gov.br/geoserver/datageo/MonitoramentoAguaSubterraneaPocoTubular/wfs?version=1.0.0&request=GetFeature&outputFormat=SHAPE-ZIP&typeName=MonitoramentoAguaSubterraneaPocoTubular

Monitoramento Água Subterrânea Aquífero Freático

http://datageo.ambiente.sp.gov.br/serviceTranslator/rest/getXml/Geoserver_Publico/MonitoramentoAguaSubterraneaAquiferoFreatico/1435155782478/wms http://datageo.ambiente.sp.gov.br/geoserver/datageo/MonitoramentoAguaSubterraneaAquiferoFreatico/wfs?version=1.0.0&request=GetFeature&outputFormat=SHAPE-ZIP&typeName=MonitoramentoAguaSubterraneaAquiferoFreatico