Skip to content

arsilva87/statsbook

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

76 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Estatística Decodificada

Aqui você encontrará materiais suplementares como scripts do R e conjuntos de dados utilizados no livro, todos disponíveis para consulta e download.

Conjuntos de dados experimentais

Para ler no R os arquivos a seguir, use as funções read.table(), read.csv() ou read.csv2(). O arquivo batata.xlsx contém os mesmos dados do batata.txt; o objetivo é exemplificar a leitura de arquivos .xlsx com o a função read_excel() do pacote readxl. Os nomes dos arquivos a seguir contém os links para leitura direta pelo R usando as funções mencionadas [com excessão da read_excel()].

Arquivo Descrição
batata.txt batata.xlsx Dados de produção (kg) de tubérculos por parcela (unidade experimental) obtidos de um experimento em blocos ao acaso (DBC) cujos tratamentos são quatro cultivares de batata, com três repetições. Os cultivares 1 e 3 são resistentes a requeima, principal doença da batata, causada pelo agente Phytophthora infestans.
pareada.csv Experimento em blocos casualizados em que cada parcela tratada possui sua respectiva parcela com uma testemunha (não tratada) pareada. Os tratamentos são solubilizadores de fósforo. A variável resposta (resp) é a massa seca (kg) de plantas de milho.
camadassolo.csv Dados de atributos físicos do solo obtidos de um ensaio inteiramente casualizado (DIC) em que as unidades experimentais são constituídas de 42 pontos (repetições) amostrais de cada uma das duas camadas de solo: 0 a 20 cm e 20 a 40 cm, em uma área experimental de cultivo de diversas culturas agrícolas. As variáveis resposta são: umidade do solo (US, em %), densidade do solo (DS, em g dm^{−3}), resistência mecânica à penetração (RP, em MPa), carbono orgânico (CO, em %), teor de argila (em %), tensão de preconsolidação (em kPa). Os créditos desses dados são do Dr. Renato Paiva de Lima.
milho.txt Dados fictícios de produção (kg) de grãos de quatro variedades de milho. Há 5 repetições. Extraídos de Vieira & Hoffmann (1999).
dadosboot.txt Dados simulados de um experimento inteiramente casualizado (DIC), em que a variável resposta y é contínua. Quatro tratamentos (trt) estão sendo comparados. Há quatro repetições para cada.
caupi.csv Os dados são de um experimento instalado em delineamento de blocos aumentados de Federer, em campo de produção de feijão-caupi. A variável resposta (resp) comprimento (cm) de vagens verdes foi avaliada em 40 acessos (01 a 40) do Banco de Germoplasma da UFC, e de 4 variedades (X, Y, W, Z). Há quatro blocos, cada um com 14 parcelas, sendo 10 ocupadas com acessos (tratamentos regulares) e 4 com as variedades (tratamentos comuns). Cada acesso aparece em apenas uma unidade experimental em todo o experimento. Estudo conduzido pelo grupo de pesquisa Feijão-Caupi, da Universidade Federal do Ceará.
pimenta.csv São dados provenientes de um experimento inteiramente casualizado (DIC) em que foram avaliados 16 genótipos de pimenta do gênero Capsicum com potencial ornamental. Há quatro repetições para cada genótipo. A unidade experimental constitui-se de uma planta por vaso. As variáveis resposta são: altura de plantas (cm), número de frutos por planta, largura média dos frutos (cm), comprimento médio dos frutos (cm). Esse estudo foi conduzido sob a supervisão dos professores Dra. Elizanilda Ramalho do Rêgo e Dr. Maílson Monteiro do Rêgo, da Universidade Federal da Paraíba.
sensorial.csv Três variedades de mandioca de mesa foram submetidas a avaliação sensorial num teste e aceitação com 17 provadores independentes. Cada um destes avaliou de acordo com uma escala hedônica numérica contínua (0 a 9) a intensidade de sabor amargo. Cada provador recebeu amostras das três variedades, em sequências aleatorizadas.
ancova.csv Dois fungicidas (trt) foram avaliados experimentalmente a campo em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com a cultura da soja. A variável resposta (y) é o rendimento de grãos (sacas por hectare). Por ocasião da aplicação dos fungicidas, as parcelas apresentavam diferentes níveis de incidência e severidade da doença. Assim, a covariável (x) representando a área foliar (%) livre da doença em cada parcela foi também mensurada para fins de controle experimental.
vinhaca.csv Dados de um experimento de biofertilização com vinhaça em cana-de-açúcar. O delineamento é de blocos casualizados, com três repetições. A variável resposta é a produtividade (toneladas de colmo por hectare). O esquema experimental adotado é um fatorial 3×4, sendo 3 variedades e 4 doses (L/ha) de vinhaça. Esse conjunto de dados é derivado do trabalho de Lima et al. (2013).
gergelim2ad.txt Dados de um experimento em área experimental de produção de gergelim, conduzido em blocos casualizados, com quatro blocos, e esquema fatorial 3 × 2 + 2. Os fatores experimentais são as épocas de aplicação pós-emergencial (15, 30 e 45 dias após emergência da cultura) e as doses (1,5 e 2,0 L/ha) do herbicida quizalofope-p-etílico para controle de plantas daninhas de folha estreita. Há ainda dois tratamentos adicionais (Ad), um referente a parcelas onde não se fez nenhum tipo e controle de plantas daninhas (trat. 7) e o outro referente aparcelas capinadas manualmente (trat. 8). A variável resposta é a altura de plantas (AP, em cm) de gergelim. Esse experimento foi conduzido sob a supervisão do Prof. Dr. Leossávio César de Souza (UFPB).
splitplot.txt Dados de um experimento em esquema experimental de parcelas subdivididas (split plot, do inglês) cujo fator primário (parcelas) é o sistema de manejo do solo (plantio direto e preparo reduzido) e o fator secundário (subparcelas) refere-se ao cultivar de milho (A, B, C, D e E). O delineamento é o de blocos casualizados, com quatro repetições. A variável resposta é o rendimento (toneladas por hectare) de grãos de milho.
azuki.csv São dados obtidos de um estudo sobre seletividade de dois herbicidas à cultura do feijão-azuki. O delineamento experimental é o inteiramente casualizado. Os herbicidas (Produto) foram testados com duas doses (g i.a. ha−1) diferentes para cada. A variável resposta é a massa seca (MS) das plantas de feijão-azuki. Os créditos desse conjunto de dados são do Eng. Agrônomo Dr. Lucas da Silva Araújo.
conjunta.csv Dados de dois experimentos em blocos casualizados, em locais diferentes, cujos tratamentos consistiram de cinco doses de um inoculante. A variável resposta (resp) é a massa (em gramas) de nódulos em raízes de plantas de soja.
gotas.csv Dados de um experimento em blocos (4) casualizados com o objetivo de comparar tecnologias de aplicação (trat) de defensivos na cultura da soja. A variável resposta (resp) é a densidade de gotas (N/cm²) em cartões hidrossensíveis presos às folhas das plantas.
asalina.csv Dois experimentos foram conduzidos em laboratório para estudar a toxicidade de concentrações de extrato vegetal de Mimosa tenuiflora sobre Artemia salina, uma espécie de microcrustáceo utilizada como bioindicador de compostos bioativos em extratos vegetais. Cada unidade experimental foi constituída de tubos contendo solução salina com uma concentração do extrato vegetal, nos quais foram inseridas 30 larvas de A. salina. Após 24 horas foi realizada a contagem de larvas vivas (nLarvas). No primeiro ensaio, concentrações variando de 0 a 100 ppm foram avaliadas. No segundo ensaio, concentrações variando de 0 a 1000 ppm.
dinsularis.csv Dados de um experimento inteiramente casualizado, com quatro repetições, em que foi comparada a eficácia de três tratamentos herbicidas para o controle de Digitaria insularis, vulgarmente conhecida como capim-amargoso, planta daninha gramínea amplamente distribuída em lavouras anuais do Brasil. Cada unidade experimental foi constituída de um vaso com uma planta. Os produtos testados foram: QG: mistura de Quizalofope-p-etílico e Glyphosate, QGC: mistura dos dois anteriores mais Clethodim, e CH: mistura de Clethodim e Haloxifope-p-metílico. A variável resposta foi o grau de controle (%) visual. As unidades experimentais foram avaliadas aos 7, 14, 21 e 28 dias após aplicação. O experimento foi conduzido sob supervisão do Prof. Dr. Marco Freitas (Instituto Federal Goiano).

Por exemplo:

> batata <- read.table("https://raw.githubusercontent.com/arsilva87/statsbook/main/datasets/batata.txt", 
     header = TRUE, colClasses = c("factor", "factor", "numeric"))
> str(batata)
'data.frame':   12 obs. of  3 variables:
 $ cultivar: Factor w/ 4 levels "1","2","3","4": 1 1 1 2 2 2 3 3 3 4 ...
 $ bloco   : Factor w/ 3 levels "1","2","3": 1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 ...
 $ prod    : num  50.9 50.6 51.2 49.1 49.3 49.9 49.9 49.8 49.5 49.2 ...

Jupyter notebooks Binder

Execute em nuvem todos os comandos apresentados nos capítulos com um Jupyter notebook com kernel R pronto para uso. (o badge acima leva ao notebook do Cap. 3) Ou tenha acesso aos arquivos dos notebooks neste link

Contato

E-mail: anderson.silva@ifgoiano.edu.br